O terreno no 11 de setembro tem passado por mudanças significativas na última década, desde o projeto de David Childs para o One World Trade Center até a PATH Station de Santiago Calatrava. Parece que a transformação do local continuará - Calatrava revelou recentemente imagens da nova Igreja Ortodoxa St. Nicholas, que será reconstruída adjacente à Liberty Street. As imagens, que mostram um projeto incomum para uma igreja Ortodoxa Cristã, já começou a atrair críticas sobre a construção de instituições religiosas próximas ao memorial.
A original Igreja St. Nicholas foi destruída no 11 de setembro, quando a torre sul do WTC entrou em colapso. Além das torres, a igreja foi o único edifício destruído nos ataques. O projeto de US$ 20 milhões recusa a aparência antiga da igreja que está substituindo, e propõe um novo centro de luto que escapa a denominações.
Os leitores devem estar lembrados que a proposta - de dois anos atrás - para um centro comunitário islâmico e mesquita iniciou um inflamado debate. Este novo projeto considera propositalmente esta antiga controvérsia: esta igreja Bizantina moderna encontra inspiração em obras religiosas orientais, muitas das quais usadas para cultos islâmicos. O domo será composto por 40 nervuras, assim como o domo da Basílica de Santa Sofia.
Como constatou o Reverendo Mark Arey, porta-voz da arquidiocese Grega Ortodoxa, "O domo, inventado pelos gregos de Micenas, é um elemento arquitetônico Cristão que foi tomado emprestado pelo mundo Islâmico." disse. "Teremos maravilhosos momentos de ensinamento nesta jornada."
A nova igreja de St. Nicholas deve ser inaugurada no início de 2016. Saiba mais sore o projeto aqui.